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UFRN, UFERSA, UERN e IFRN discutem propostas para avançar com a interiorização da EAD no RN.

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Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

 

Para uma plateia composta por coordenadores de quase 30 polos que ofertam cursos de Ensino Superior a distância no Rio Grande do Norte, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o coordenador-geral de Polos e Tecnologias Educacionais, da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES), Alexandre Povoa, apresentou as propostas para o fortalecimento dessa modalidade de ensino nos níveis municipal, estadual e federal. “Precisamos garantir que mais pessoas do interior, que vivem longe das grandes cidades, tenham acesso ao Ensino Superior, cumprindo o compromisso com a interiorização, e que os polos sejam locais que movimentem os municípios com eventos culturais e outros tipos de iniciativas”, destacou.

A participação do dirigente da DED/CAPES, feita de maneira remota, marcou o encerramento da programação do I Encontro de Polos UAB do RN. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), nos dias 30 e 31 de agosto de 2023, e contou com a organização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Na pauta, foram discutidas as experiências exitosas, na área administrativa e pedagógica, compartilhadas demandas em comum e apresentadas reivindicações para a elaboração do próximo edital de oferta nacional de vagas, regido pela CAPES.

“As quatro instituições se planejaram, por meio de grupos de trabalho, para o levantamento das demandas formativas da região, de modo que, ao articular o edital, a gente possa atender às demandas formativas onde o polo está”, destacou Edneide Bezerra, coordenadora UAB no IFRN e recém-empossada presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB). Sobre as expertises partilhadas nesses dois dias de encontro, ela ressaltou que os coordenadores de polo do RN “puderam ouvir os colegas que já têm um trabalho mais sistematizado e, desse modo, poder levar para seu polo essas experiências”.

Para Francimeire Cesário Queiroz, coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Marcelino Vieira/RN, esse momento foi muito importante para traçar novas estratégias com vistas à manutenção e avanço das atividades acadêmicas: “as ideias vão se renovando, vão fluindo na nossa equipe e vai fortalecendo as ações do polo”, esclareceu. O município, onde a professora atua, fica a 400 quilômetros de Natal/RN, na Região Oeste potiguar, e atende a população de pelo menos 15 cidades, impactando socialmente aqueles que não teriam condições de se deslocar para outros centros urbanos.

O impacto social, a partir da democratização do acesso à educação pública e de qualidade, motivou os participantes. A Secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, comemorou os resultados obtidos com os debates: “o evento superou nossas expectativas, das quatro IES que planejaram, cuidadosamente, esse evento. A gente está inaugurando, nesse evento, essa articulação, cooperação conjunta, entre as IES e a gente acredita que estamos no caminho certo”, ressaltou. Segundo o diretor da Diretoria de Educação a Distância da UERN (DEaD/UERN), Giann Ribeiro, “essa reunião trouxe uma sistemática, uma organização, para que a gente possa conseguir ajustar os problemas de formação do Ensino Superior no estado”.

O presidente do Fórum de Coordenadores de Polo UAB no RN, João Di Castro, também celebrou a adesão e participação ao longo das discussões estabelecidas: “todos os polos do estado estiveram reunidos, definindo um passo importante para um biênio 2024-2026 que são as ofertas dos cursos para a demanda UAB”.

SISTEMA UAB – O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado a partir do Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para desenvolver a modalidade de educação a distância, com a finalidade de expansão e interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior no país. O programa fomenta a modalidade de EaD nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e de comunicação.

 

Foto: André Gazzava.

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