Pular para o conteúdo

Motociclistas por aplicativo terão treinamento e kit de segurança.

Mototaxistas e motofretistas poderão se inscrever online no site do Detran/RN. Foto: Reprodução/Detran-RN.

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abre nesta terça-feira (16), as inscrições gratuitas para treinamento de motociclistas por aplicativo. A capacitação faz parte das atividades de segurança no trânsito desenvolvidas por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT), com o apoio do Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do RN (MP/RN).

Ao todo, são oferecidas 600 vagas para motociclistas que atuam no transporte de pessoas (mototáxi) ou de mercadorias (motofrete), com foco nos que operam por meio de aplicativos digitais. As inscrições devem ser realizadas no site do Detran/RN (www.detran.rn.gov.br), clicando no banner da EPT/RN, na página principal do site; no link da Bio do Instagram do Detran/RN; ou direto no link: Inscrições Gratuitas Treinamento Motociclistas por Aplicativo.

O treinamento será coordenado pela equipe da Escola Pública de Trânsito do Detran (EPT/RN) e contará com 10h de atividades, sendo 6h teóricas e 4h práticas. Cada turma terá até 60 participantes, com opções de horários pela manhã (8h às 11h30) e à tarde (14h às 17h). A qualificação será desenvolvida na Zona Norte, com aulas teóricas no prédio da Universidade do Estadual do Rio Grande do Norte, e a prática na Pista da Potiguar Honda. Já na Zona Oeste, as instruções teóricas acontecem na Unidade da Samu Natal e a prática na Pista de Exame Prático do Detran/RN, na Cidade da Esperança.

O coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran/RN, Luiz Felipe, explicou que a importância da iniciativa está em preparar melhor os motociclistas que atuam por aplicativo, tornando o condutor mais seguro e capaz de desenvolver sua profissão com segurança evitando sinistros. Outro ponto positivo é que todos os participantes que concluírem o treinamento com êxito receberão um kit de segurança com equipamentos de proteção individual contendo capacete, colete reflexivo, manguito e luvas.

“No total, serão 600 participantes divididos em fases. Agora na fase I, serão contemplados 120 motociclistas divididos em duas turmas. Cada turma contará com, no máximo, 60 participantes. Em caso de desistência, o motociclista será automaticamente substituído por outro candidato da lista de suplência, respeitando a ordem de classificação”, explicou Luiz Felipe.

Para ter a inscrição deferida é preciso que o candidato seja maior de 18 anos; Possua CNH na categoria A (válida); Atue como motociclista por aplicativo no transporte de pessoas ou mercadorias há mais de seis meses; Utiliza a motocicleta como principal meio de trabalho; Ter disponibilidade para cumprir a carga horária do treinamento e concordar com os termos do Edital.

“É importante lembrar que no ato da inscrição o candidato deve anexar no sistema os documentos comprobatórios. No caso, a cópia da CNH, Declaração de Cadastro com Aplicativo, comprovante de endereço atualizado e documento que comprove a ocupação, se dispor”, concluiu Luiz Felipe.

A solenidade de abertura do treinamento tem previsão de ocorrer na próxima segunda-feira (22), às 8h30, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, na zona Norte da capital. Mais informações pode ser acessadas no EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA TREINAMENTO DE MOTOCICLISTAS POR APLICATIVO.

Por Assessoria de Comunicação Detran/RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *