Até 4 de abril de 2026, estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Naturais e Matemática, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). O curso, com carga horária mínima de 450 horas e duração entre 12 e 24 meses, acontece presencialmente e busca capacitar professores em exercício das áreas de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática.
Para se candidatar, é necessário se inscrever via Sigaa e pagar a taxa de inscrição, fixada no valor de R$ 60. O processo seletivo é composto por seis etapas: homologação das inscrições, análise do projeto de mestrado, arguição oral, análise e pontuação do curriculum vitae, resultado parcial e resultado final.
Os candidatos devem anexar cópias do RG e do CPF, cópia do diploma de graduação em ciências naturais, matemática ou áreas afins, cópia do currículo Lattes e ficha de avaliação das informações registradas na plataforma, cópia digitalizada de toda a documentação comprobatória das atividades que constam no currículo, intenção do projeto de mestrado a ser desenvolvido e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Ao todo, são ofertadas 23 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa. São elas: Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, voltada para o desenvolvimento de metodologias e estratégias de educação; História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática, dedicada a debater a importância destes elementos no processo educativo e, por fim, Educação em Astronomia e Cultura Ambiental, cujo objetivo é desenvolver pesquisas sobre astronomia e relações com o ambiente.
O resultado final será divulgado em 20 de julho de 2026. Mais informações podem ser obtidas no edital.
Fonte: CCET/UFRN. Texto: Tiago Eneas; Edição: Hellen Almeida.