Pular para o conteúdo

Hospital Ana Bezerra inaugura novos espaços e amplia atendimento.

Por Marina Gadelha/Ascom-Reitoria.

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inaugurou, nesta quinta-feira, 21, em Santa Cruz, o Centro de Parto Normal (CPN), a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) e serviços de reforma hospitalar da recepção de pacientes, que incluem a sala de reanimação, a sala de observação e a área de conforto dos funcionários. As novas estruturas contribuem para a atenção à saúde materno-infantil do Estado, com espaços que compõem a Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, que conheceram pessoalmente as novas áreas do hospital. Com serviços habilitados e credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Huab passará o número de partos de 2.400 para 2.880 por ano, no mínimo.

“Os novos espaços fortalecem a qualidade da assistência materno-infantil, dando suporte para recepção, acompanhamento e parto normal inovador no Rio Grande do Norte, para proporcionar ainda mais satisfação aos usuários”, destacou Daniel Diniz, ao ressaltar que a unidade serve como importante campo de ensino, pesquisa, extensão e inovação, onde os alunos têm a oportunidade de ampliar os conhecimentos, praticar suas habilidades e aprender sobre o atendimento humanizado.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, comemorou os investimentos para a melhoria da assistência e do ensino da maternidade-escola. “Esse é mais um passo importantíssimo na construção de uma instituição que faz toda a diferença para a região”, afirmou.

Na oportunidade, a superintendente do Huab, Maria Cláudia Rubim, informou que a unidade tem conquistado avanços na qualidade acadêmica e assistencial, comprovados pelo sucesso em índices de avaliação e pelo reconhecimento como hospital amigo da criança e da mulher. A gestora lembrou que os investimentos em ensino e formação de qualidade têm proporcionado a fixação de profissionais no interior, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas do Trairi (Facisa) e a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN.

A egressa da EMCM, Ana Luiza Silva de Lima, compartilhou sua experiência no Huab, onde teve a primeira vivência em uma unidade hospitalar. “Que surpresa foi encontrar um espaço não só de ensino, o Huab foi para mim um espaço de afeto. Aqui, a gente compartilha o cuidado conjunto, onde eu entendi na prática a teoria da saúde coletiva, sobre a diferença que faz o cuidado multiprofissional. Aqui, além da medicina, eu me senti absolutamente inspirada. Por ter me transformado como médica, aluna e ser humano, eu agradeço a cada pessoa do Ana Bezerra”, disse.

O momento ainda foi marcado pela leitura do depoimento de uma paciente do Huab, Daiane Medeiros, sobre a sua experiência de parto humanizado. A solenidade também foi acompanhada por representantes do governo estadual, do município de Santa Cruz, do poder legislativo, além de alunos, pró-reitores, superintendentes, gestores e servidores da UFRN e da Ebserh.

As inaugurações acompanham a agenda de visitas do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que nesta tarde estará na Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC), juntamente com o reitor Daniel Diniz. Na sexta-feira, 22, os gestores visitam o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), onde participam da inauguração do Hospital-Dia, seguida pela cerimônia de posse da professora Eliane Pereira da Silva ao cargo de superintendente da unidade.

Sobre as inaugurações

O Hospital Universitário Ana Bezerra é referência na atenção integral à saúde materno-infantil, com indicadores relevantes em relação às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, conforme os parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde. Nesse sentido, o Centro de Parto Normal se torna o primeiro equipamento do tipo no Estado, que possibilita, inclusive, o parto na água e analgesia do trabalho de parto. Ao permitir menos intervenções, o espaço contribui para a redução da mortalidade materna e infantil, além de priorizar o protagonismo da mulher.

Destinada às usuárias em situação de vulnerabilidade social, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera tem como objetivo proporcionar uma residência provisória de cuidado à gestação, ao puerpério e ao recém-nascido, por meio de atividades que garantem acolhimento, conforto e segurança. Entre elas estão orientação, hospedagem, alimentação e visita aberta, com horários ampliados e flexíveis.

Os demais serviços de reforma hospitalar ampliam, de forma mais célere e segura, o acesso à classificação de risco e ao atendimento emergencial de pacientes graves que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Os espaços possuem estrutura semelhante a uma UTI dentro do pronto-socorro, de forma a contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil.

Foto: Cícero Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *