
Por ASSECOM-RN.
Cerca de 610 jovens potiguares passam a contar com mais um ponto positivo na caminhada profissional que se aproxima. Eles concluíram os cursos do primeiro ciclo do Programa Jovem Potiguar, realizado em parceria do Governo do Rio Grande do Norte com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e com o Ministério do Trabalho e Emprego. Para celebrar o encerramento dessa fase, os concluintes receberam os certificados nesta quinta-feira (27), em cerimônia no auditório da Escola de Governo, com a presença da governadora Fátima Bezerra.
Com uma oferta plural, o primeiro ciclo do programa oferece formação em mais de dez cursos distintos, diversificando o conhecimento e qualificando a mão de obra que ajuda a manter o Rio Grande do Norte na rota do desenvolvimento. Durante a cerimônia, foram apresentados alunos concluintes dos cursos de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais, Montador e reparador de computadores, Auxiliar de cozinha, Vendedor, Programador WEB, Auxiliar de manutenção predial, Editor de vídeo, Agente Cultural.
A certificação simboliza o compromisso do Governo do RN com a educação, empregabilidade e desenvolvimento da juventude potiguar, e, ao observar a plateia do auditório completo de jovens, a governadora Fátima Bezerra celebrou com palavras ditas de emoção.
“Ver a Escola de Governo animada pela juventude do nosso estado é muito inspirador. Isso é muito motivador, renova a nossa esperança e a nossa confiança de que o Rio Grande do Norte está, cada vez mais, no rumo certo, fraterno, justo, inclusivo e próspero”, diz Fátima Bezerra, que destaca ainda a importância desse programa e do sucesso de suas primeiras turmas. “Quando eu recebi o programa, que acabou levando o nome de Jovens Potiguares, fiquei muito feliz porque quanto mais a gente garantir oportunidades para a nossa juventude, mais nós conversamos, não do futuro, mas do agora, de um presente com inclusão, com cidadania e nesse caso, de uma oportunidade muito importante, porque diz respeito à questão da qualificação, que é um desafio grande que a sociedade tem”.
O governador lembrou que além da oferta de formação, o programa oferece também um incentivo financeiro de R$ 900 para ajudar no custeio com locomoção e evitar a evasão dos estudantes, garantindo que os jovens se dediquem o máximo para aproveitar a oportunidade de aprendizagem.
“Esse custeio é para incentivos que o jovem possa, cada vez mais, se interessar em cuidar do seu presente e do seu futuro. Com o incentivo e o apoio do Estado, ele está dando a sua contribuição para o presente e para o futuro do Estado do Rio Grande do Norte”, completa a governadora Fátima Bezerra.
O programa Jovens Potiguares é conduzido pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) e pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Ele foi lançado no RN com mais de 1.500 vagas distribuídas em dois ciclos. O primeiro, encerrado e certificado hoje, contava com 690 vagas. O segundo ciclo deve começar em abril e terá ainda mais oportunidades, oferecendo 840 vagas para a juventude potiguar.
A secretária da Semjidh, Júlia Arruda, aproveitou a oportunidade para destacar a parceria que possibilita o sucesso do programa.
“Esse momento aqui, a conclusão do primeiro ciclo de certificação do programa Jovem Potiguar, é a cara da nossa secretaria, que visa articular com os demais órgãos, como é o caso desse programa de certificação, que é uma articulação do governo do Estado, do Ministério do Trabalho, IFRN, Sethas e vários órgãos envolvidos, para dar qualificação, capacitação e inserir os jovens no mercado de trabalho. mercado abra as portas para que vocês possam mostrar os talentos de vocês”, disse Arruda.
Mais oportunidades no Jovem Potiguar
Em seu segundo ciclo, o programa Jovem Potiguar contemplará 840 vagas em cursos que deverão ser iniciados em abril. A lista com os habilitados para participar já foi divulgada e está disponível desde segunda-feira (24). O prazo para realizar a matrícula começa no próximo dia 31 de março e segue até o dia 3 de abril, nos campi do IFRN.