Pular para o conteúdo

Mostra exibe obras regionais em Santa Cruz.

Sessão do CineFacisa. Foto: Bonerges Guedes

Por Karen Oliveira – Agecom/UFRN.

Sair com os amigos para conferir os filmes mais falados do momento não é uma experiência comum em Santa Cruz, já que o município não possui um cinema convencional. Para valorizar a cultura audiovisual na cidade, o projeto CineFacisa, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), promove a 1ª Mostra Trairiense de Obras do Audiovisual Potiguar, exibindo obras potiguares. O evento, aberto para o público geral, acontece às 13h30 do dia 15 de agosto, no Auditório Hugo Tavares da unidade. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas via Sigaa.

A mostra é fruto de ações idealizadas pelo maestro Crisanto Dantas, mestre em Música pelo Departamento de Artes (Deart/UFRN), a partir do projeto Melodias do Trairi. O evento é possível graças à Lei Paulo Gustavo, que destina fundos a ações culturais. Uma mostra coordenada por Crisanto já foi realizada em Campo Redondo, e as próximas serão em Tangará e em Lajes Pintadas.

Serão exibidos quatro clipes musicais, dois curtas-metragens e dois documentários. Os produtores das obras estarão presentes no evento. Além disso, haverá uma exposição de fotografias do artista santacruzense Hélio Silva, que será homenageado durante a ação.

Crisanto destaca a importância da exibição de obras locais em Santa Cruz. “Nossa mostra dá espaço para que o interior do estado também possa evidenciar suas potencialidades, seus artistas e seus produtores”, declara o músico.

Projeto objetiva trazer visibilidade aos curtas locais exibidos e promover a participação popular. Foto: Bonerges Guedes

A ação oferecida pelo CineFacisa traz a cultura do cinema para Santa Cruz desde de 2023. Segundo Diego Lemos, diretor administrativo da Facisa e coordenador do projeto, as mostras realizadas mensalmente buscam atrair cada vez mais pessoas. Os filmes são exibidos numa tela de 230 polegadas, adquirida por meio do apoio da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).

“Essa aproximação com a comunidade é o grande objetivo das ações de extensão realizadas pela Universidade”, afirma Diego. O objetivo é trazer visibilidade aos curtas locais exibidos e promover a participação popular. “O projeto CineFacisa nasceu com o propósito de ser uma alternativa de difusão da cultura da cidade de Santa Cruz”, declara.

Os clipes musicais exibidos serão: Vazante, de Hélio Crisanto; Hino de Tangará, de Chagas Gerônimo, Manoel Cícero e Robson Freitas; Quando Ela Passa, de Felipe Santos; e Santa Cruz do Santuário, de Jademir Barbosa. Os curtas serão De Amor eu Não Morro, de Robson Ramon; e Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto, de Roberta Barbosa. Já os documentários são Passos no Paraíso, de Marcos Barbosa; e Meu Olhar, Meu Lugar: O Bonequeiro Geraldo Lourenço, de Raissa Jamile, Lucas Kenned, Crisanto Dantas e David Jonathan.

Para mais informações, acesse o Instagram do CineFacisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *