Pular para o conteúdo

Semana Estadual da Água 2025 tem presença confirmada do Presidente Lula.

Inauguração da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, com direito às presenças do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e da governadora Fátima Bezerra, é o principal acontecimento do evento. – Foto: Humberto Sales.

Por ASSECOM-RN.

Com o tema central “Proteja as águas potiguares”, a Semana Estadual da Água 2025 inicia nesta segunda-feira (17) com eventos realizados em várias regiões do Rio Grande do Norte, seguindo até o sábado (22). A inauguração da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, com direito às presenças do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e da governadora Fátima Bezerra, é o principal acontecimento do evento, que acontece anualmente no estado em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A abertura oficial, nesta segunda-feira (17), ocorre no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra e contará com a apresentação acerca do cenário hídrico do estado e atrações culturais. Os eventos, que são gratuitos, seguem ao longo da semana tanto na capital potiguar quanto em diversos municípios do estado. O destaque será a inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, na quarta-feira, dia 19 de março, dia de São José, padroeiro das chuvas abundantes e boas colheitas, e contará com a presença do presidente Lula.

Outro destaque do evento é a Corrida da Água 2025, que acontece no sábado (22), Dia Mundial da Água. Com percursos de 6 km e 12 km e largada no Clube da ASSEC, ao lado do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, em Lagoa Nova, a competição tem expectativa de reunir mais de mil participantes. Mais um destaque da semana será o projeto Plantadores de Água, que tem como objetivo auxiliar no processo de proteção e recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares com ações de plantio de mudas e entrega do Certificado Verde à Prefeitura, marcando a retomada do Projeto.

A Semana da Água é produzida pelo Governo do RN, IGARN, SEMARH e Secretaria de Educação com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos do RN, através de atividades educativas, culturais e técnicas, envolvendo a sociedade, especialistas e autoridades.

Inauguração da Barragem de Oiticica
O Complexo Hidrossocial Barragem Oiticica, em Jucurutu (RN), teve seu barramento principal concluído. Com capacidade para 742,6 milhões de metros cúbicos, segundo maior em volume do RN, o reservatório integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A obra custou R$ 893 milhões.

A grandiosidade da obra reside na tão esperada segurança hídrica para o Seridó, região com maior vulnerabilidade hídrica do estado, beneficiando diretamente 43 municípios e cerca de 330 mil pessoas. É um passo significativo e um feito histórico para garantir o abastecimento de água no Rio Grande do Norte, fato importante para o desenvolvimento da região e para a dignidade das pessoas que lá habitam. Vale destacar que a obra não foi apenas a da barragem, mas também contemplou obras sociais como o complexo formado pela Nova Barra de Santana, que abriga moradores que se localizavam na área inundável da barragem, além das três Agrovilas onde estão assentados pequenos produtores e trabalhadores rurais.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 2025:

17/03: abertura oficial no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra, apresentação do cenário hídrico do estado e atrações culturais.

18/03: trilha ecológica e mutirão de limpeza na nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá, além de exibições do projeto “Kurta na Kombi” em Lajes e Poço Branco.

19/03: Inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, com a presença do presidente Lula.

20/03: Eventos sobre segurança hídrica em Caicó, Portalegre e Coronel João Pessoa, incluindo a entrega do Selo Verde de Proteção da Nascente do Rio Coité.

21/03: Visita técnica à nascente do Rio Coité e trilha ao Rio Pinga, além da mesa-redonda “Água, Gênero, Interseccionalidade e Vulnerabilidade” e premiação do concurso “Inovação das Águas Potiguares”.

22/03: Encerramento com visita ao sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal, incluindo trilhas e visita à Estação de Tratamento de Efluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *