Pular para o conteúdo

Trilhas modifica calendário e amplia prazo para inscrições de participantes.

Em 2023, as ações estão previstas para os municípios selecionados no período de 23 de julho a 5 de agosto. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN.

 

Por Hellen Almeida –  Agecom/UFRN.

 

O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, ampliou o prazo de inscrições para municípios, coordenadores e alunos participarem da edição 2023. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 17. A temática deste ano é Caminhando com a diversidade e a inclusão. A proposta é que, após a mudança no calendário, as ações aconteçam nos municípios selecionados no período de 23 de julho a 5 de agosto.

A ampliação do período de inscrições e mudança nas datas das atividades nos municípios aconteceu em virtude da alteração do Calendário Acadêmico 2023 da UFRN. A medida foi necessária em decorrência da suspensão das atividades presenciais da UFRN entre 14 e 24 de março para preservar a segurança da comunidade universitária e em razão da irregularidade do serviço de transporte público nesse período. Com isso, a data de término do período letivo 2023.1 passou do dia 15 para o dia 22 de julho.

Os editais retificados com o novo cronograma de ações estão disponíveis neste site. As inscrições dos discentes e coordenadores serão realizadas exclusivamente por meio de dois formulários disponíveis no edital de seleção. Já os representantes dos municípios precisam preencher a Ficha de Inscrição (também disponível no edital retificado) e encaminhar, preferencialmente, para o e-mail: trilhas_potiguares@hotmail.com ou entregar pessoalmente na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN ou por via postal (Av. Senador Salgado Filho, 3000 – Campus Central da UFRN, prédio da Reitoria, bairro Lagoa Nova, CEP 59.078-970 – Natal / RN).

Podem se candidatar para a função de coordenador os sevidores docentes e técnico-administrativos com nível superior do quadro efetivo da Instituição. Já  para as equipes do programa, podem participar alunos de graduação ou pós-graduação de qualquer curso da UFRN (seja presencial ou a distância). Cada equipe do projeto será constituída por dois coordenadores do quadro efetivo da UFRN e até 15 alunos dos diversos cursos de graduação, pós-graduação e técnico, além de representantes dos municípios.

O projeto consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do estado, com até 15 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão considerados os seguintes critérios para a seleção e classificação dos municípios: IDH e IDEB do município, participação em anos anteriores, condições de trabalho e segurança oferecidas e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores.

O projeto ficou suspenso devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, sendo retomado em 2022, seguindo os protocolos de segurança para atividades de campo, abrangendo os municípios de Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Campo Grande, Lagoa Salgada, Tibau do Sul, Patu e Umarizal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *