Trilhas Potiguares divulga municípios selecionados para a edição 2023.

Por Hellen Almeida/Agecom/UFRN.

 

O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, selecionou os 15 municípios potiguares que irão participar da edição 2023. A lista foi divulgada nesta terça-feira, 18. A proposta é que as ações coletivas das equipes aconteçam no período de 23 de julho a 5 de agosto. A assinatura dos termos de compromisso entre a UFRN e os municípios ocorre no dia 28 de abril. A temática da ação este ano é: Caminhando com a diversidade e a inclusão.

Assinatura dos termos de compromisso entre a UFRN e as cidades ocorre no dia 28 de abril. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN.

Foram selecionadas as cidades de Georgino Avelino, Boa Saúde, Caiçara do Norte, Elói de Souza, Bom Jesus, Riacho da Cruz, Afonso Bezerra, Passagem, Frutuoso Gomes, Serra Negra do Norte, Monte das Gameleiras, Arez, José da Penha, Taboleiro Grande e Tenente Laurentino Cruz. A cidade de Lajes ficou na suplência da lista.

A divulgação do resultado da seleção de coordenadores para participarem do projeto está prevista para esta quinta-feira, 20. Os discentes serão escolhidos no período de 29 de abril a 14 de julho pelos coordenadores de equipe, que visualizam os dados das inscrições dos voluntários inscritos e vão convidando aqueles que, de acordo com as informações prestadas no formulário preenchido, apresentarem mais afinidade com as demandas apontadas pelo município a ser atendido.

O coordenador-adjunto do Trilhas Potiguares, Ricardo Gurgel, explica que no ano passado foram atendidas 10 cidades e a proposta é que o projeto chegue em breve ao patamar de antes da pandemia, quando ultrapassou a participação de 20 municípios em uma mesma edição. “Há tanto a se fazer e a relação do programa com a comunidade é tão preciosa que não temos como não buscar números maiores. Faz parte do nosso planejamento”, ressalta.

Proposta do projeto é ampliar participação de municípios nas próximas edições. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN.

Ricardo destaca que no dia 28, no período da manhã, será realizada uma reunião com todos os coordenadores selecionados, na qual será feito o sorteio para determinar em qual cidade cada equipe irá atuar. Já na parte da tarde, acontece a reunião com os representantes dos municípios, com assinatura do termo de convênio. Na ocasião, os coordenadores serão apresentados para que já sejam iniciados os ajustes visando ao desenvolvimento das atividades a serem realizadas em cada cidade.

O Trilhas Potiguares consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenas cidades do estado, com até 15 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São considerados os seguintes critérios para a seleção e classificação das localidades: IDH e IDEB do município, participação em anos anteriores, condições de trabalho e segurança oferecidas e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores.

Previous post PRF reforçará efetivo durante a Operação Tiradentes 2023 no Rio Grande do Norte.
Next post Lista de aprovados do concurso da Fundase/RN é homologada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *